Olá gente!

As coisas por aqui estão na mesma. O eduardo está se recuperando bem da pneumonia, mas ainda toma antibióticos até sábado. Eu continuo na correria típica de fim de ano e a sofia está bem, apesar dos refriados também típicos da estação.

 

A temperatura tem subido um pouco, ronda os 8°, mas as previsões são de neve à partir de sexta-feira. Com isso já na noite de quinta-feira começam os preparativos para tornar a vida das pessoas mais fáceis aqui em bruxelas. Explico: a neve quando cai em quantidade razoável vai se acumulando, formando aquela camada branquinha que vemos nas fotos. Quando para de nevar, ela vai derretendo e vira uma lama horrível (isso ninguém vê em foto). Para além da lama, às vezes a temperatura desce e o que era água (ou lama) vira gelo. É aí que mora o perigo. O gelo é escorregadio e as pessoas caem, os carros derrapam, a vida fica impraticável. Mas para tudo há uma solução: se jogarmos sal grosso nas calçadas ou nas estradas, a neve não se acumula. Aqui em Bruxelas existe uma lei que torna obrigatória a limpeza das calçadas durante a queda de neve. Se uma pessoa cai numa calçada de uma residência o proprietário da casa é responsável pelos custos médicos para com o acidentado. E no caso das ruas e estradas, existe um caminhão, tipo caçamba que passa o dia e a noite jogando sal no chão. O único problema é que devemos lavar o carro depois de cada nevasca para o carro não enferrujar. 

Muitas vezes o trabalho de salgar ruas, calçadas e estradas é em vão, pois as previsões também erram e não sabem a quantidade de neve que vai cair. Na última tempestade de neve que houve aqui, há umas três semanas, não houve a prevenção como tinha de ser feita, foi um caos. Vamos ver dessa vez como vai ser.

Pois bem, já disse o que tinha que dizer, agora vou dormir, pois já é quase onze horas. Beijos para todos e obrigada pelas visitas e comentários. Desculpem as ausências.


 



Postado por: Herlaine às 16h17
| | envie esta mensagem



Le Soir

É hoje a noite o sorteio da FIFA para sabermos quem vai jogar com quem. Espero com ansiedade, pois como vocês sabem, existe uma boa possibilidade de assistirmos pelo menos um jogo da seleção. Tudo depende da cidade onde o brasil vai jogar, se ficar perto daqui ou não. Portanto, cruzem os dedos por mim e pelo Brasil, é claro, na hora do sorteio.

Mudando de assunto...

Tenho andado sumida porque a bruxa está voltando a atacar. O eduardo, meu marido, está com pneumonia e isso me deixa sem tempo para nada, uma vez que sou eu quem faço tudo agora. Ele está tomando antibiótico e está reagindo bem, mas tem que ficar em casa pelo menos até segunda-feira.

Agora preciso ir, amanhã volto já com o resultado do sorteio da copa.

Beijos, beijos e beijos.




Postado por: Herlaine às 15h16
| | envie esta mensagem



A partir do dia 1° de janeiro de 2007 será proibido fumar em bares e restaurantes aqui na Bélgica. Os restaurantes poderão reservar 1/4 de sua área para as pessoas fumarem, mas nesse lugar não será servido comida. Essa medida foi tomada porque uma pesquisa revelou que 50% dos fumantes passivos que morriam de doenças relacionadas ao uso do cigarro, adquiriram a doença nesses lugares. A medida se estende também aos corredores do supermercados, próximos aos caixas, onde as pessoas fumam em demasia.

No ano passado a Comissão Européia e o Conselho Europeu proibiram o uso do cigarro em suas repartições. Inclusive o fumódromo. Quem quiser fumar, vai fumar lá fora. É por isso que as portas dos prédios europeus estão sempre cheias de gente.

Acho a medida ótima, só lastimo ter que esperar ainda um ano para vê-la em ação. Até lá muita gente ainda vai ser prejudicada por causa dos outros.

Eu comecei a fumar quando tinha quinze anos, por influência das amigas. Nós fumávamos escondidas no colégio. Deixei de fumar faz quase dez anos e foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Dessas minhas amigas da adolescência todas deixaram de fumar, menos uma que infelizmente morreu há dois anos vítima de câncer de pulmão. Hoje em dia, nem fumo e odeio quem fuma perto de mim e não suporto cheiro de cigarro. Por isso, digo que a medida chegou tarde e atrasada, mas ainda vai a tempo.

Beijo grande e fiquem com deus.

P.S.: Sobre o post anterior, meus vizinhos me abordam, dizendo que assistiram o programa sobre o Brasil e acharam o máximo. Tô toda convencida e feliz da vida.


 



Postado por: Herlaine às 13h04
| | envie esta mensagem



Aqui na Bélgica tem um programa de televisão semanal de grande audiência chamado "Place Royale", onde é visto tudo sobre as famílias reais da europa e do mundo. Eu não perco uma emissão, já que, como vocês sabem, eu gosto de saber essas coisas.

Ontem o programa foi consagrado inteiramente ao Brasil. Explico: O Príncipe Philippe, herdeiro do trono belga, fez uma viagem de negócios de 11 dias ao Brasil há duas semanas. Com uma comitiva de 190 pessoas, entre eles os ministros envolvidos no assunto "economia", o príncipe esteve em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Goiás.

O que foi mostrado do Brasil? Só coisa boa, rasgação de seda. A nossa parte mais rica e bonita. O tema central era os investimentos belgas no Brasil. Entre as empresas visitadas estava a Embraer (orgulho brasileiro), uma barragem da Suez (empresa franco-belga de eletricidade), entre outras.

Eu fiquei muito feliz em ver meu brasil-brasileiro sendo mostrado ali com tanto carinho, para toda a bélgica. E ainda mais porque o que se vê por aqui, muitas vezes é a imagem de um brasil muito pobre, com pessoas com fome. Mas nós sabemos que também há um brasil rico economicamente e que pode competir com qualquer país do dito "primeiro mundo". É preciso que o mundo veja e saiba que nós temos muito o que mostrar além da pobreza. Que o Brasil, apesar de ter uma taxa de pobreza elevada, é um país muito rico. Tão rico que um jornalista da tv belga fez uma crítica dizendo que o país anfitrião tinha a Bélgica apenas como um pequeno parceiro comercial.

O interesse da família real belga no Brasil não é de agora. O bisavô do Philippe morou no Rio de Janeiro com sua esposa e filho, que mais tarde, na década de oitenta fez uma excursão memorável à América do Sul, instalando-se na Amazônia brasileira, no meio dos índios. Já o atual príncipe conta com essa visita a terceira da sua vida. Suas impressões foram as melhores, em suas declarações, ele disse que o Brasil era inacreditavelmente bonito e rico.

Apetece-me cantar: "Eu sou brasileira, com muito orgulho e com muito amor". Merci votre altesse royale.

Je vous embrasse. au revoir.




Postado por: Herlaine às 13h03
| | envie esta mensagem



Le Soir

Essa moça que está na foto tem feito notícia aqui na bélgica esta semana. No dia 09/11 deste ano ela fez-se explodir em Bagdad, em frente ao exército americano. Foi a primeira islamita européia que se tem notícia.

Muriel, seu nome, converteu-se ao islamismo quando se casou com um árabe e entrou de cabeça na religião, usando inclusive o "tchador" ( lenço usado pelas árabes, onde só os olhos aparecem) e aprendendo a falar e escrever em árabe.

A família e os vizinhos que a conheciam bem, não acreditam que ela tenha sido capaz de um ato tão extremo. E a polícia esta à caça de outras pessoas capazes de fazer o mesmo e que moram aqui, bem pertinho de nós. God save us!

Je vous embrasse. Au revoir.




Postado por: Herlaine às 16h03
| | envie esta mensagem



The WeatherPixie Bruxelas
The WeatherPixie João Pessoa

.:: Outros ::.


Livro que estou lendo:
Memórias Póstumas de Brás cubas
Últimos cinco livros
que li:
Cem Anos de Solidão
-excelente-
Quase Tudo - Muito bom
O Doce Veneno do Escorpião -legal
- bom
Dom Casmurro - Muito bom
Equador - Excelente
.:: Histórico ::.

16/06/2006 a 30/06/2006
16/05/2006 a 31/05/2006
16/02/2006 a 28/02/2006
01/02/2006 a 15/02/2006
16/01/2006 a 31/01/2006
01/01/2006 a 15/01/2006
16/12/2005 a 31/12/2005
01/12/2005 a 15/12/2005
16/11/2005 a 30/11/2005
01/11/2005 a 15/11/2005
16/10/2005 a 31/10/2005
01/10/2005 a 15/10/2005
16/09/2005 a 30/09/2005
01/09/2005 a 15/09/2005
16/08/2005 a 31/08/2005
01/08/2005 a 15/08/2005
16/01/2004 a 31/01/2004

.:: Links ::.

Janine
Beto
thomoeda
UOL
UOL SITES
Google blogs
Rosana Hermann
Yahoo
Orkut
Leo Jaime
Voando pelo céu da boca
La vie en Belgique
Comunidade
Daily Pick
Nadia
Skynet
Bruxelles ma ville
Cantinho da Dinha
Histórias do Mundo
Le Soir
Brussels Life
Gerolino Incorporations
veronique
trabel
Célia - Suécia
Márcia - Irlanda
Meu fotolog

.:: Votação ::.

Dê uma nota para meu blog

.:: Indicação ::.

Clique aqui para me indicar


visitas

 .:: Comentários by ::.


Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

 .::Créditos ::.