Uma das maiores e mais conhecida atração turística de bruxelas é a estátua do Manneken Pis. Um menininho que faz xixi o tempo todo. Às vezes o pipi dele é cerveja, como na ocasião da festa da cerveja e ele se veste de diferentes maneiras, tendo um museu somente para guardar suas mais de 600 vestimentas. A roupa varia de acordo com o tema, por exemplo, na semana passada ele se vestiu de Asterix para o lançamento do novo episódio dessa BD. Por isso ele já se transformou num fetiche para todos os que passam por bruxelas há muitos anos.

A estátua está situada a dois passos da Grand Place e é parada obrigatória para todos os turistas que visitam a capital da bélgica. A procura é tão grande que às vezes fica difícil tirar uma foto sozinha em frente ao manneken.

Mudando de assunto."Claramente, a erradicação da pobreza requer o combate à corrupção, a promoção da transparência e a boa governança. Também requer apoio dos países desenvolvidos". Essas foram as palavras do Kofi Annan na cimeira ibero-americana que aconteceu na cidade de Salamanca, na espanha. O discurso do presidente da ONU foi um recado bem claro aos governantes da américa latina que chegaram ao encontro e falaram de pobreza e fome, mas não tocaram no assunto corrupção. Palmas para o Annan que disse em poucas palavras o que muita gente pensa. Com a palavra, o presidente Lula da Silva.

Beijos, beijos, beijos. Até amanhã e fiquem com Deus.




Postado por: Herlaine às 15h57
| | envie esta mensagem



A cimeira luso-brasileira terminou ontem e a novidade é a criação de uma porta especial nos aeroportos portugueses para os passageiros que falam língua portuguesa, isso quer dizer que agora, quando entrarmos na europa por portugal teremos uma porta exclusiva para aquisição do visto. A princípio achei a idéia ótima, mas pensando bem, não tenho certeza se isso vai diminuir o tempo de espera na fila. Só quando voltar do brasil é que saberei. Outra coisa é a implantação de uma linha telefônica dedicada ao consulado brasileiro, isso sim, é uma ajuda para aquelas pessoas que têm problemas em adquirir o visto. Quanto à abertura de um novo processo de regularização de brasileiros, o primeiro-ministro português afastou a possibilidade, uma pena.

 

Lamento isso porque vou muito à Lisboa e sei das dificuldades dos nossos compatriotas em ganhar a vida em terras lusas. Existe o visto de trabalho, mas é preciso ter um empregador para solicitá-lo e isso torna as coisas mais complicadas, uma vez que o processo esbarra na burocracia. Considero portugal um dos melhores lugares para os brasileiros trabalharem porque lá eles não precisam ficar na clandestinidade, como aqui na bélgica e outros países da europa. É certo que lá a possibilidade de ganho é inferior, mas existem outras coisas que há que se levar em consideração como a língua, o clima, a comida, as semelhanças culturais.

 

A preocupação do momento aqui é a chegada da gripe aviária às portas da União Européia. A doença já foi detectada na turquia e na Romênia. Que Deus nos proteja.

O tempo por aqui continua bom e o fim de semana promete. Espero que o seu também seja proveitoso. Até amanhã e fiquem todos com Deus.




Postado por: Herlaine às 15h15
| | envie esta mensagem



O presidente Lula está hoje em Portugal, no Porto para a VIII Cimeira Luso-Brasileira. Na pauta, oficialmente, estão assuntos relacionados à cultura, segurança e defesa, num total de 7 acordos.  Mas o nosso presidente vai abordar o assunto da imigração brasileira em Portugal. A comunidade brasileira em terras lusas chega a 100.000 pessoas, 1% da população deste país e no ano passado o governo português concedeu visto de trabalho para 14.000 imigrantes. O número não agradou as associações brasileiras, pois 28.000 pessoas se inscreveram para tal. O descontentamento dessas comunidades não para por aí, eles reclamam que o Lula já veio duas vezes a Portugal e nunca quiz receber nenhum representante deles, o que é realmente lastimável, uma vez que nas eleições esse pessoal se empenhou muito para elegê-lo. Outro assunto a ser tratado é a questão da carne brasileira que está sendo proibida de entrar na União Européia por causa da febre aftosa. A carne brasileira é vendida em Portugal e muito apreciada, mas o governo português não pode ir contra a uma decisão tomada pela CEE. Vamos ver no que vai dar.

O Público

Tenham um bom dia e até amanhã.




Postado por: Herlaine às 18h08
| | envie esta mensagem



Aqui em bruxelas, deixar o cachorro fazer suas necessidades fora do local próprio para tal, custa caro. Multa de € 125,00 (x 3 em real). Há uns dois anos a prefeitura espalhou pela cidade os "canisites", que nós poderíamos chamar de banheiro de cachorro. Existe um em cada esquina e o dono do cão deve levá-lo e ensiná-lo a usá-lo, caso contrário, paga a multa. Acho difícil uma pessoa pagar essa multa, pois não consigo imaginar um empregado da prefeitura abordando um cidadão para cobrar tal multa, mas a medida vem surtindo efeito, uma vez que as ruas estão cada dia mais livre dessas porcarias.

 

Esse tipo de coisa tem importância  porque muita gente cria cachorro em bruxelas e como vive em apartamento, tem que sair com o cachorro todos os dias para o pobre do animal ficar aliviado. Chamo isso de penitência, pois sair com um animal todos os dias, faça chuva, sol, neve, vento só mesmo por muito amor à camisa. Vejo da minha janela pessoas lá fora com o cão em dia de temperaturas negativas e penso que esse  alguém só pode ter algum tipo de problema, é muito trabalho!!

 

Gosto muito de cachorro, na minha casa sempre tinha um ou dois e até entendo certas atitudes das pessoas para com eles, mas aqui existe um exagero. Tem lugares, como bares e cafés onde na porta há uma estátua de um cão simpático com uma placa pendurada na boca, escrito: "bienvenue", isso quer dizer que o seu animalzinho é bem vindo ali, mas as crianças não são(?! ). Se você entrar com uma criança as pessoas não vêem com bons olhos!! Onde é que nós estamos, afinal, no planeta dos cachorros? Nem vou falar dos acessórios que se encontram à venda nas lojas, é um absurdo a quantidade de dinheiro que se gasta em futilidade para animais.

Há que se dizer também, que como as pessoas vivem muito sozinhas por aqui, o cachorro é uma forma que elas encontram para se comunicarem. Todo mundo sai com o seu cão à mesma hora, e faz-se conhecimento uma das outras. Tipo aquele filme dos 101 dálmatas, lembra? Muitos contatos terminam em casamento. Mas nada disso justifica tamanha adoração por esses seres.

Cantemos então aquela música do Léo Jaime: "Seja mais humano, seja menos canino. Dê comida pra um cachorro, mas também dê pra um menino, senão um dia desses você vai amanhecer latindo. Auuu!"


dessin de Kroll

 

 

canisite

 

Bom feriado para vocês que estão aí no Brasil. Feliz dia das crianças e até amanhã.




Postado por: Herlaine às 14h26
| | envie esta mensagem



Ultimamente só se fala do referendo do desarmento dos brasileiros. Como emigrante não tenho direito a voto, o único voto que tenho direito é nas eleições para presidente da república. Mas se votasse, com certeza votaria a favor do desarmamento. Não li a revista veja que faz campanha contra o desarmamento, nem assisto a novela da globo que é a favor, mas segundo os meus princípios, não vejo necessidade das pessoas terem armas de fogo em casa para se defenderem, seja por qual motivo for. Acho que está comprovado, que em caso de assalto com arma o melhor a fazer é não reagir, pois o risco de morte é muito superior. E além do mais, violência gera violência.

A semana passada tivemos o exemplo daquela brasileira assassinada nos EUA pelo seu namorado porto-riquenho por um motivo banal. Se ele não tivesse uma arma em casa o final seria diferente. Quantos casos não conhecemos como esse, em que amigo mata amigo, vizinhos, casais, etc.

O fato dos bandidos continuarem armados não justifica a continuação do uso de armas por parte dos cidadãos normais.

Essa foto aí abaixo eu tirei do jornal belga Le Soir que traz uma ilustração da campanha do desarmamento brasileiro, com foto  de uma manifestação no Rio. O jornal está confiante que com o desarmamento, a violência no brasil vá diminuir, assim como eu.

 

Le Soir

Para mudar um pouco de assunto, vamos falar de tempo, que por aqui anda muito bom, com temperaturas de 23° e muito sol. Ontem, aproveitei e passei o dia inteiro na rua. Absolutamente atípico para um mês de outubro, pleno outono.

Um beijo para todos, um ótimo dia e até amanhã.




Postado por: Herlaine às 10h15
| | envie esta mensagem



A foto que vocês vêem aí abaixo é do Berlaymont sede da presidência da Comissão Européia que, como todos sabem, é aqui em Bruxelas. Este prédio foi construído  nos anos 60, mas em 1991 foi iniciada uma grande renovação por causa do amianto utilizado na construção. A renovação terminou no ano passado e ficou essa beleza que nós vemos.

O prédio tem 13 andares e abriga, além dos escritórios de alguns funcionários, salas de video-conferências, um estúdio de tv, sala de imprensa, cinema, gabinetes dos comissários e do presidente da comissão, restaurantes, etc.

Antes do fatídico 11/09 todo mundo tinha acesso aos prédios que abrigavam a Comissão Européia e do Conselho Europeu, mas agora a segurança é reforçada, e só as pessoas que realmente tenham algum assunto para resolver têm entrada autorizada ou em dia de "portas abertas", que acontece uma vez por ano para a população conhecer a CEE, mesmo assim há uma revista na entrada de todos os pertences, tipo aeroporto.

Tive oportunidade de conhecer esse prédio no ano passado, antes da inaugaração oficial houve um portas abertas para a família dos funcionários e claro que não perdi a chance. Para quem não sabe o meu marido trabalha aí.

 

 

 

 

A União Européia é constituída de 25 países membros, onde não há fronteiras entre si, uma moeda única (com exceção de alguns países), um projeto de constituição ainda em vias de aprovação. Mas no geral, o projeto vai tudo muito bem obrigada.

foto divulgação

Há muito mais prédios da CEE espalhados pela cidade, pois cada pasta tem o seu, além da sede do Conselho Europeu que tem sua sede em frente ao Berlaymont.

 

Como vêem, em bruxelas não há só prédios antigos, tem também coisas novas e modernas para se mostrar. Agradeço as visitas e os comentários. Tenham um bom domingo e até amanhã.

Beijos, beijos, beijos.




Postado por: Herlaine às 12h04
| | envie esta mensagem



Hoje é dia de greve geral na Bélgica. A adesão foi surpreendente, está quase tudo parado. Não há transportes públicos, nem supermercados, jornais, aviões, trens (nacionais nem internacionais), televisão, escolas. Há 12 anos não se via uma paralisação como esta e o motivo principal, que levou os sindicatos à se movimentarem é que o governo quer aumentar em mais dois anos a idade para a pré pensão (acho que no brasil chama-se aposentadoria compulsória?) passando de 58 para 60 anos, além de mudanças na segurança social.

 

Le Soir

 

A greve tem duração de um dia, uma vez que aqui o dia passado sem trabalhar é descontado no salário no final do mês e ninguém pode se dar ao luxo, não é mesmo? As escolas, apesar de não terem aulas, são obrigadas a receberem os alunos durante todo o dia e os transportes públicos circulam pela metade (sofrível).

Nem preciso dizer que o trânsito esteve caótico hoje de manhã, para além da paralisação o dia está horrível, desde ontem que paira uma névoa sobre bruxelas. Não dá pra enxergar 10 mts à frente e o sol desapareceu por completo.

 

O jeito é esperar por dias melhores, as previsões para amanhã dão menos névoa, mas para domingo é chuva mesmo, Deus nos ajude!!!

Então até amanhã, bom fim de semana.

Que tal deixar um comentário para mim, pelo menos para desejar um bom fim de semana? Tô esperando...




Postado por: Herlaine às 14h33
| | envie esta mensagem



Voltei...

 

Nossa senhora, que sufoco. O pior é que descobri que estou viciada nisso aqui, totalmente dependente. Desde ontem que não consigo pensar noutra coisa senão em como voltar a blogar. Mas agora já está tudo bem.

 

Eu e o Leandro (criador da template) andamos quebrando a cabeça para saber o que estava acontecendo. O pessoal do suporte técnico do UOL disse primeiro que o problema era no código html e o leandro verificou e viu que estava tudo bem, depois o pessoal do UOL disse que estava tudo bem, o problema talvez fosse do meu pc. Aí o Leandro resolveu tirar aquele solzinho que tinha no post e tudo voltou ao normal. O problema era a figura inocente de um sol, pode????

 

O melhor disso tudo é que já passou e eu já posso continuar a escrever minhas abobrinhas por aqui. Agradeço a todos vocês pela compreensão. Apesar do blog estar parcialmente apagado, as visitas continuaram, por isso daqui por diante vou chamar-lhes de fiéis leitores, a Rosana Hermann tem os Queridos Leitores e eu tenho os fiéis leitores. Obrigada mesmo. Agradeço mais uma vez ao Leandro da Leo Templates que me socorreu no momento preciso.

 

Hoje não vai dar para falar de outra coisa, mas amanhã prometo que venho com novidades, pois a imprensa está noticiando uma greve geral para amanhã e segundo os sindicalistas, tudo vai parar: transportes, supermercados, aviões, escolas. Quero ver de perto e depois conto para vocês como funciona essa coisa de greve por aqui. Quem viver verá.

 

Um beijo grande em cada um de vocês. Obrigada mesmo pelas visitas e comentários. Fiquem com Deus e até amanhã.

 

P.S.: Acabei de ver a primeira foto do Emannuel, o principezinho que nasceu terça-feira e não resisti, quero compartilhar com vocês:

Le Soir
 
Tão lindo, não dá para ficar indiferente.




Postado por: Herlaine às 17h45
| | envie esta mensagem



Amigos, meu blog está passando por problemas técnicos. Peço imensas desculpas e espero voltar o mais rápido possível. Obrigada pela visita. Um abraço.




Postado por: Herlaine às 17h33
| | envie esta mensagem



Le Soir

Nasceu ontem a tarde o terceiro filho do príncipe Philippe e da princesa Mathilde, este herdeiro da coroa real belga. O pequeno Emmanuel, nome do bebê, é o quarto na linha de sucessão, já que sua irmã Elizabeth é a primogênita. Parabéns para a mamãe e tudo de bom para a família.

 

Este ano está tendo um verdadeiro baby boom no mundo real europeu, primeiro foi a Maxima, da Holanda, que deu a luz a mais um bebê, agora a Mathilde, depois vem a Marie, da Dinamarca, a Leticia de Espanha, a Claire, também daqui da Bélgica (são gêmeos), em Luxemburgo o terceiro filho do Grã-duque, de 19 anos, engravidou a namorada de 20 (fofoca real, ). Pelo visto não vai haver problemas de sucessão das cabeças coroadas nos próximos anos.

 

Mudando de assunto.

 O tempo está totalmente louco por aqui. O mês de setembro, segundo os meteorologistas, foi o mais quente nos últimos dez anos, com temperaturas de 21° (o normal seria 19°) e continua quente pelo mês de outubro. Quinta-feira está sendo esperada temperaturas de 23°?! Embora esteja fazendo um pouco de frio a noite,esse tempo é considerado muito quente para o período. Em portugal, ainda é pior. Lá a temperatura é ainda de verão, de 29° a 31° em Lisboa e os incêndios continuam.

Não é que eu esteja reclamando no caso da Bélgica, mas é no mínimo estranho essa mudança. Eu ainda nem tirei os casacos do armário e os radiadores continuam desligados. Bom mesmo é aproveitar, para não dar uma de cigarra, não é mesmo? De uma hora pra outra isso muda, ah se muda...

 

Beijos, beijos, beijos. Até amanhã. Boa quarta-feira.


 



Postado por: Herlaine às 17h31
| | envie esta mensagem



  Tenho uma amiga brasileira que mora aqui há uma dezena de anos, quando chegou trabalhava clandestinamente de faxineira. Às tantas casou com um português e teve um filho, então passou a ser legal e continuou trabalhando na faxina, desta feita legalmente. De repente descobriu o pote de ouro no fim do arco-íris: deixou de trabalhar, alegando que precisava estudar francês para arrumar um emprego melhor, entrou para a segurança social e ganha € 900,00 por mês (cerce de R$ 2.700,00). A única exigência do governo para com ela é que passe uma vez por mês no controle, para apanhar um carimbo provando que ela não está trabalhando. O pior é que ela continua trabalhando clandestinamente na faxina?!

 

Em contra-partida, minha antiga professora de francês, que é belga, disse certa vez, que o desconto da segurança social no ordenado dela era de 60% (SESSENTA POR CENTO!). Ou seja, aqui na Bélgica, quem trabalha sustenta quem não trabalha!!! É comum andarmos pelas ruas dos bairros em pleno horário de trabalho e encontrarmos os bares cheios de gente, fumando e bebendo. Todos ainda em idade ativa, "pendurados" na segurança social. Sinceramente, acho um absurdo, mas é assim que a coisa funciona por aqui. O assunto é um pouco tabu e ninguém comenta, mas o meu marido que mora há mais tempo que eu aqui comprova o fato e diz, quanto mais a pessoa ganha, mais paga imposto elevado. Em tempo, ele não paga imposto, uma vez que trabalha numa instituição européia.

 

Para vocês comprovarem, que "rapadura é doce, mas não é mole não". Nem sempre é fácil ter um bom emprego na Europa, o melhor mesmo é descobrir a galinha que põe os ovos de ouro.

 

Não sou contra o que a minha amiga faz, ela apenas se aproveita do sistema. Mas acho que seja essa a razão pela qual muita gente não gosta de estrangeiros morando no seu país.  E também acho que eles pagam muito caro para não verem pobreza bater à sua porta.

 

É isso aí, acho que fui clara. Uma boa terça-feira para todos e até amanhã.




Postado por: Herlaine às 11h56
| | envie esta mensagem



Hoje vou contar para você suma história um pouco triste. Aconteceu no domindo passado, não o de ontem, o da semana passada. Fui com o eduardo e a sofia ao parque que fica a 500 mts. daqui de casa, como fazemos habitualmente nas manhãs de domingo. Nesse dia notamos uma agitação estranha, com carros dentro do parque. Ao chegarmos perto do parque das crianças avistamos uma área do parque totalmente interditada pela polícia. Ninguém chegava perto, numa distância de 50 mts. Como sou brasileira, e brasileiro é curioso por natureza (vai me dizer que você não é????) Fiquei observando de longe e vi um corpo de mulher, seminu, rodeado por vários peritos. Logo deduzimos que tinha acontecido um crime e como o cadáver estava quase sem roupa numa manhã mais para fria, tinha uma grande chance de ter sido estupro.

 Até hoje nada foi noticiado, não ficamos sabemos de nada sobre esse crime. Fiquei pensando, se fosse no brasil, todo mundo ficava sabendo, pela famigerada página policial, coisa que não existe por essas bandas. Aqui um caso desses só ganha repercussão quando há assassinatos em série. Isso é bom ou ruim?? Acho péssimo, pois até chegar ao conhecimento das pessoas que naquele parque acontecem mortes, quantas pessoas vão ter o mesmo destino daquela moça de domingo? Cruz credo!!!

Pelo sim e pelo não, não ando mais sozinha nesse parque e muito menos faço caminhada por lá. Como diz o velho deitado: "seguro morreu de velho e desconfiado ainda vive".

 Sei que o assunto é meio baixo astral, mas precisava contar prá vocês como as coisas funcionam por aqui em relação aos crimes cometidos. Não sei se da maneira que funciona no brasil, com crime em primeira página é legal, mas ocultar o que acontece na esquina da nossa casa não é a maneira mais correta de agir, vocês não acham?

 Mudando de assunto.

 O eclipse foi visto parcialmente aqui em bruxelas, que milagrosamente não estava nublada hoje de manhã. Já em portugal e espanha, como todo mundo sabe, foi show.

eclipse

em portugal, viu-se assim. Le Soir

 No mais está tudo na paz. Obrigada pelas visitas e comentários. Fiquem todos com deus. Beijos, beijos, beijos.




Postado por: Herlaine às 16h33
| | envie esta mensagem



 

De volta ao planeta blog. A s coisas por aqui estão muito corridas, mas consegui um tempinho para escrever umas linhas.

 

Como já virão, o blog tá de cara nova. A template tem literalmente a minha cara, como eu queria. Para os que não sabiam, agora ficaram sabendo que sou um pouco narcisista. Todo mundo tem defeito, não é? Por que eu não haveria de ter o meu? A template foi criada pelo Leandro da Leo template, a quem agradeço a paciência em me aturar. As fotos foram tiradas pelo meu marido, que também me ajudou com seus palpites. E o resultado tá aí, espero que tenham gostado. Eu é que ainda tenho que me acostumar, pois gostava da outra template, mas queria uma exclusiva. Agradeço também ao Helder da Thomoeda, criador da antiga.

Estou feliz porque o número de visitantes aqui já passou dos 1.000

 

Obrigada a todos vocês que passaram por aqui e juntos conseguiram essa soma tão significativa para mim.

Muito legal!!

 

Hoje tem entrevista nova lá na cilene, de um brasileiro que mora em angola, vale a pena conferir.

 

Um bom domingo para vocês e nós nos veremos amanhã, se Deus quiser e ele há de querer, como diria o clodovil.

 

P.S.: Amanhã cedo é dia de encontro da lua com o sol.

 

 




Postado por: Herlaine às 14h49
| | envie esta mensagem



The WeatherPixie Bruxelas
The WeatherPixie João Pessoa

.:: Outros ::.


Livro que estou lendo:
Memórias Póstumas de Brás cubas
Últimos cinco livros
que li:
Cem Anos de Solidão
-excelente-
Quase Tudo - Muito bom
O Doce Veneno do Escorpião -legal
- bom
Dom Casmurro - Muito bom
Equador - Excelente
.:: Histórico ::.

16/06/2006 a 30/06/2006
16/05/2006 a 31/05/2006
16/02/2006 a 28/02/2006
01/02/2006 a 15/02/2006
16/01/2006 a 31/01/2006
01/01/2006 a 15/01/2006
16/12/2005 a 31/12/2005
01/12/2005 a 15/12/2005
16/11/2005 a 30/11/2005
01/11/2005 a 15/11/2005
16/10/2005 a 31/10/2005
01/10/2005 a 15/10/2005
16/09/2005 a 30/09/2005
01/09/2005 a 15/09/2005
16/08/2005 a 31/08/2005
01/08/2005 a 15/08/2005
16/01/2004 a 31/01/2004

.:: Links ::.

Janine
Beto
thomoeda
UOL
UOL SITES
Google blogs
Rosana Hermann
Yahoo
Orkut
Leo Jaime
Voando pelo céu da boca
La vie en Belgique
Comunidade
Daily Pick
Nadia
Skynet
Bruxelles ma ville
Cantinho da Dinha
Histórias do Mundo
Le Soir
Brussels Life
Gerolino Incorporations
veronique
trabel
Célia - Suécia
Márcia - Irlanda
Meu fotolog

.:: Votação ::.

Dê uma nota para meu blog

.:: Indicação ::.

Clique aqui para me indicar


visitas

 .:: Comentários by ::.


Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

 .::Créditos ::.